Peeling

  A pele é constituída por uma porção epitelial, a epiderme e por uma porção conjuntiva, a derme. Abaixo da derme está a hipoderme também com características de tecido conjuntivo.

Podemos dividir a epiderme
em 5 extratos:

1)     A camada basal é constituída por células cubóides, células responsáveis pela constante renovação do epitélio, por isto, esta camada também é conhecida como camada germinativa.

2)  A camada espinhosa, logo acima da camada basal, é constituída por células cubóides ricas em desmosomas e tonofilamentos. Em função do processo de retração do tecido durante a preparação, as células ao microscópio aparecem unidas somente pelos desmosomos, conferindo o aspecto espinhoso ao extrato.

3)  A camada granulosa se localiza acima do extrato espinhoso, e se caracteriza por células achatadas, ricas em grânulos. Estes grânulos são de querato-hialina e são despejados no espaço intercelular, funcionando como um vedante.

4)  A camada lúcida é constituída por um delgado extrato de células achatadas, cujo citoplasma já está totalmente repleto de filamentos e material eletrondenso. Esta camada nem sempre está visível nos cortes de pele fina.

5)  A camada córnea é a camada mais externa, é constituída por células mortas e achatadas. Não se observa mais nenhuma estrutura ou organela citoplasmática. O citoplasma das células desta camada está repleto de queratina.

Na superfície da pele, encontramos o manto hidrolipídico formado pela mistura do suor produzido pelas glândulas sudoríparas e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas. O manto hidrolipídico é um hidratante natural produzido pelo organismo. Sua função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la de agressões provocadas por bactérias e fungos. É uma película protetora que deve ser preservada.

Após esse resumo da anatomia e fisiologia da pele fundamental para o entendimento do seu funcionamento, vamos conceituar os peelings mecânicos e suas melhores indicações. Lembramos que os peelings visam “descascar” a pele promovendo brilho, viço, clareamento e rejuvenescimento, dando a pele uma aparência saudável e de bem tratada. Quando realizamos os peelings promovemos estímulos para a síntese de colágeno pelos fibroblastos.

O que se observa na estética é que muitos profissionais conhecem os peelings mecânicos, cristal, diamante e ultrassônico, mas tem dificuldade em determinar qual a melhor indicação dos mesmos para cada tipo de pele/paciente.

O peeling de cristal, que faz uma microdermoabrasão com o uso de um veículo que é o óxido de alumínio, é indicado para os pacientes com pele oleosa, acneica e seborréica, pois o óxido de alumino é um excelente coadjuvante na redução da oleosidade. Importante destacar que não é indicado romper as pústulas, portanto deve-se ter muita cautela ao realizar o peeling de cristal em peles acneicas.

O peeling de diamante promove microdermoabrasão por ponteira diamantada e abrasiva, não utiliza veículo. O principal objetivo desse peeling é refazer a superfície da pele, reduzindo as rugas finas e diminuindo os poros que estão dilatados. Indicamos para pacientes com pele mista/normal, e que não apresentam flacidez de pele ou que a flacidez seja moderada.
O peeling ultrassônico consiste em uma técnica que se baseia na utilização de uma vibração mecânica de pequena amplitude e alta freqüência, aplicada sobre a superfície da pele mediante uma espátula metálica.  Também chamada de micro-vibração de Alta Frequência. Peeling Ultrassônico trabalha combinando uma espátula a vibrações ultrassônicas que permitem penetrar e posteriormente vaporizar a solução utilizada. Ocorre emoliência nos poros, as células mortas se desprendem e a pele fica limpa. Indicamos para pacientes com peles secas, desvitalizadas, muito flácidas, sensíveis e com telangiectasias, porque como esse peeling não tem aspiração pneumática não há risco de fazer equimoses.

Lembramos ainda, que os três peelings mecânicos acima citados podem ser feitos em todos os fototipos e em todas as estações do ano. Também podemos associá-los concomitantemente a peelings químicos, pois como os peelings mecânicos promovem descompactação da pele (removem as céluas mortas da epiderme), os ácidos penetram com mais facilidade/profundidade e de modo mais homogêneo na pele, potencializando assim, o resultado final do tratamento proposto.

array(36) { ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(6) "Apache" ["REQUEST_URI"]=> string(9) "/peeling/" ["CONTEXT_DOCUMENT_ROOT"]=> string(47) "/home/riobe426/public_html/exallabelleza.com.br" ["CONTEXT_PREFIX"]=> string(0) "" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(47) "/home/riobe426/public_html/exallabelleza.com.br" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["HTTP_ACCEPT"]=> string(63) "text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8" ["HTTP_HOST"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["HTTP_USER_AGENT"]=> string(39) "CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)" ["HTTP_X_FORWARDED_HOST"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["HTTP_X_FORWARDED_PORT"]=> string(2) "80" ["HTTP_X_FORWARDED_PROTO"]=> string(4) "http" ["HTTP_X_FORWARDED_SERVER"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["HTTP_X_REAL_IP"]=> string(13) "54.198.113.51" ["PATH"]=> string(13) "/bin:/usr/bin" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REDIRECT_STATUS"]=> string(3) "200" ["REDIRECT_UNIQUE_ID"]=> string(24) "WZYKDLXXhEkAABVMOQ0AAAAG" ["REDIRECT_URL"]=> string(9) "/peeling/" ["REMOTE_ADDR"]=> string(13) "54.198.113.51" ["REMOTE_PORT"]=> string(5) "35526" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["REQUEST_SCHEME"]=> string(4) "http" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(57) "/home/riobe426/public_html/exallabelleza.com.br/index.php" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["SERVER_ADDR"]=> string(14) "181.215.132.73" ["SERVER_ADMIN"]=> string(41) "webmaster@exallabelleza2.riobeleza.com.br" ["SERVER_NAME"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.1" ["SERVER_SIGNATURE"]=> string(0) "" ["TZ"]=> string(9) "Etc/GMT+3" ["UNIQUE_ID"]=> string(24) "WZYKDLXXhEkAABVMOQ0AAAAG" ["PHP_SELF"]=> string(10) "/index.php" ["REQUEST_TIME_FLOAT"]=> string(15) "1503005196.1858" ["REQUEST_TIME"]=> string(10) "1503005196" }