Atendimento Personalizado

Por: Simone Affon

O mercado de beleza brasileiro, o terceiro do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Japão, quintuplicou seu faturamento entre 1996 e 2009, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O mercado exuberante também alavanca outras áreas relacionadas. Para a conquista dos melhores empregos no segmento de beleza, a profissionalização é cada vez mais necessária, tornando o setor de qualificação profissional outra excelente opção de negócio. Atualmente muitos salões de beleza resolveram diferenciar e segmentar seu trabalho especialmente aos públicos Infantil, Masculino e da Terceira idade.   Vaidade precoce No lugar de boneca, maquiagem. Ao invés de parque, salão de beleza! Reunidas em meio aos produtos de beleza, as crianças parecem gente grande. E não tem dúvidas: Os cosméticos estão entre as melhores diversões.   A idade não importa. Desde muito pequenas a vaidade é grande. Os estabelecimentos deste gênero defendem uma proposta lúdica e divertida, tanto na decoração como na forma de atender os pequenos clientes. A ideia de criar um salão especializado no atendimento infantil surgiu com o objetivo e fazer o corte de cabelo uma experiência gostosa para a criança e para a família. Até  então, as crianças cortavam o cabelo em salões de adulto e, muitas vezes, ficavam traumatizadas ou  implesmente não gostavam, pois além do ambiente não ter sido criado para ela, o profissional muitas vezes não estava preparado para atendê-la. Normalmente, esses salões dirigidos apenas para as crianças contam com uma decoração colorida, com mobiliário adequado, e vários itens de entretenimento, como: Vídeo-game, cama elástica, piscina de bolinhas, karaoke e tudo o que você pode imaginar para fazer a alegria dessa garotada. Mesmo salões não segmentados para esse nicho de mercado podem optar por ambientar um pequeno espaço com decoração infantil, pois até mesmo os pequenos clientes que não gostam muito de cortar cabelo acabam se encantando com a magia destes ambientes. Um bom salão voltado para esse público deve ter como objetivo deixar a criança com cara de criança. Os produtos usados precisam ser coerentes com a faixa etária para não causar problemas de saúde e nem interferir no bem estar. É recomendado ainda que os serviços não se espelhem apenas no atendimento do adulto, mas adquiram diferenciais capazes de deixar as crianças mais satisfeitas. O salão infantil é motivo de alegria, sobretudo, para as meninas vaidosas, elas gostam de cuidar dos cabelos e fazer penteados como das princesas. O ideal é levar a vaidade das crianças para o lado lúdico. Todos os penteados, maquiagens artísticas, etc…, precisam ser desenvolvidos para a faixa etária desses clientes. O grande objetivo é fazer com que tudo se torne uma grande brincadeira, neste tipo de ambiente.     Salões de beleza oferecem serviços exclusivos para homens.Espaços específicos para atendimento masculino vão aos poucos ganhando força nos salões de beleza. Se anos atrás havia uma febre de clínicas e salões exclusivos para homens, animados com a onda do “metro sexualismo” agora os estabelecimentos preferem possibilitar a divisão entre os sexos. As mulheres sempre indicam o salão para o marido, a amiga, o filho. Já  os homens não se sentem à vontade para comentar esse tipo de assunto, por isso fica mais difícil um negócio focado exclusivamente neles. Assim, o caminho encontrado é reservar nos salões e centros estéticos, locais onde o homem possa desfrutar de mais privacidade durante seu ritual de beleza.   Os salões reservam um ambiente bem masculino aos clientes, longe do burburinho das moças e senhoras que por lá passam. A sala é fechada e mais afastada, o reflexo inverso é o campeão de pedidos entre os maduros. A técnica, semelhante às luzes em cabelos femininos, cria mechas mais escuras ao substituir o pó descolorante pela tintura. No melhor estilo Richard Gere, é possível disfarçar os fios brancos sem perder a naturalidade do cabelo grisalho. É nesse contexto que a personalização do atendimento faz a diferença, o homem moderno anseia por cuidar da aparência, mas sem perder suas características tão próprias, como a virilidade e o bom-humor.   Além das salas especiais, muitos salões direcionam o foco exclusivamente para o público masculino. Mulheres não entram. Elas até tentam, mas são barradas gentilmente. Pode ser constrangedor para um homem cuidar da beleza ao lado de uma mulher, no espaço reservado, eles ficam à vontade, tomam cerveja, contam histórias e jogam PlayStation com os amigos.   Nem todos os homens topam assumir a vaidade em público, seja entre as mulheres ou em clubes do Bolinha. Para os mais conversadores ou quem sabe, com menos tempo, o atendimento no escritório ou na própria residência é a saída.   Salão de Beleza para a Terceira Idade, também conhecida como Melhor Idade   Para aqueles que estão ficando mais velhos, o encerramento de planos e expectativas, chega na mais conhecida: “Terceira Idade”… Porém, esta visão tem mudado nos últimos anos, nunca se viu tanta participação dos mais velhos em debates, faculdades e atividades recreativas. Isso significa que eles estão redescobrindo a sua juventude, como relacionamentos amorosos, trabalho, artes, esportes e, inclusive, na beleza. É de conhecimento de todos que o número de idosos cresce rápido no Brasil e no mundo. A população está envelhecendo e, por consequência, exigindo necessidades específicas e novas maneiras de conquistar esse público. Para o sucesso de um envelhecimento saudável é imprescindível que a auto estima esteja presente. Cada pessoa deve se sentir bem consigo mesmo e, além disso, sentir-se bonito, mesmo estando idoso. As instalações do salão devem ser totalmente acessíveis, facilitando o acesso e trânsito para pessoas com mobilidade reduzida (rampas de acesso, vagas especiais, espaços amplos de circulação, portas largas, banheiros com barras de apoio e pias mais baixas). Para esse público, conforto é uma necessidade e não apenas um diferencial. Cuidar da beleza fora de casa pode ser complicado para idosos, isso porque a maioria dos salões não oferece meios de acesso adequados a eles. Mas nem sempre se consegue incluir todos os detalhes necessários para atender a essa clientela. Obras de adaptação podem ficar caras se o espaço for pequeno. Áreas bem iluminadas, com rampa e corrimão que facilitem o acesso aos ambientes, piso antiderrapante e outras  comodidades, como café, água e chá, são providências que conquistam a clientela. O salão de beleza e as clínicas de estética, pelo menos por enquanto, não precisam ser exclusivos de idosos, pois isto limitaria a demanda, mas todos estes negócios estão dando um passo à frente se adotá-los como clientes preferenciais, não os deixando em filas de espera e mantendo-os satisfeitos. Isso tudo aliado ao treinamento da equipe são estratégias para fidelizar esses consumidores que, bem atendidos, mantêm-se  fiéis e ainda divulgam o bom serviço da empresa. Quando o empresário ignora certas regalias que esse tipo de público merece, mesmo porque ele está ali para gastar, perde freguesia. Os idosos gostam de ser atendidos rapidamente e a palavra atenciosa faz a diferença.   Definitivamente, vaidade não é exclusividade da mulher, estar bem com o espelho é conseqüência de bom humor, paz interior, saúde físico-mental, emoções equilibradas e estado de espírito. Nada supera a beleza da alegria do bem estar consigo mesmo. Espero que essa matéria possa contribuir visando assim definitivamente subsidiar os empreendedores que já tem o seu salão com sucesso, assim como aqueles que sonham em constituir um salão lucrativo e competidor visando o futuro. Um empreendedor pode ser agressivo em capturar oportunidades de investimento e manter os olhos bem abertos para o interesse da sociedade.

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