A evolução dos penteados

Em todas as épocas, a história influenciou o comportamento das pessoas e mudou não somente a forma delas pensarem e agirem como também a maneira delas se exporem ao mundo, por meio de suas roupas e cabelos.

por: Cristhofer – www.cristhofergloe.blogspot.com

 

Anos 40 – Ondas Rita Hayworth

A moda sobrevive ao período de guerra e reflete a situação econômica e política vigente. A ondulação é um símbolo do romantismo muito apreciado naquela época. A feminilidade é traduzida através de ondas largas e minuciosamente controladas.

 

Anos 50 – Reflexos Marilyn Monroe

Ainda que defasada, a indústria cosmética apresentou uma significativa melhora e os produtos começaram a fazer parte do dia-a-dia das mulheres e elas passaram a se cuidar mais. Há uma forte valorização a beleza e sensualidade. Então surgem as tinturas capilares e com elas os reflexos começam a ganhar forma.

 

Anos 60 – Grandes Criações

Essa época foi muito marcada por grandes criações e descobertas, em apenas uma década vimos o nascimento das escovas lisas, valorização dos cortes, muito volume com os famosos chignons, acessórios para cabelos são inovadores numa versão mais exagerada, a franja curta passa a ser usada, o coque banana ganha suas inúmeras versões e também surge o Black Power valorizando os cabelos crespos. Foi uma geração extremamente inquieta e criativa.

 

Anos 70 – Hippie, Punk e Rastafari

Os grupos se reconheciam pelos cabelos, surge uma nova forma de se expressar através do visual. A era paz e amor dos Hippies se mistura a rebeldia dos Punks. Os Rastafaris elaboram uma forma de controle aos crespos com as tranças enraizadas.

Os cabelos longos, sem compromisso e geralmente divididos ao meio e enfeitados com faixas e flores faziam um grande contraste ao moicano de cores fortes e ousadas.

 

Anos 80 – Permanente

A televisão e o cinema são decisivos na cultura e comportamento da maioria das mulheres, influenciadas pelas atrizes, a permanente que já existia a muitos anos voltou com força total. Os cabelos lisos e sem volume perderam espaço para os cortes em camadas e curtas ondulações proporcionando sempre muito volume. Ao mesmo tempo Lady Di com seu corte de cabelo copiado por milhares de mulheres no mundo, marcou uma época. O cabelo claro e curto com uma franja longa e pesada jogada para trás fez muito sucesso.

 

Anos 90 – Fim da Ditadura de Estilos

A moda em todos sentidos passa a ser mais diversificada, as pessoas não seguem totalmente as regras da moda e procuram adequar as tendências ao próprio estilo. A velocidade da informação torna as mulheres mais práticas e mais bem informadas. A produção de um look passa ter uma visão mais personalizada e há espaços para cabelos curtos, médios e longos. Porém, as mechas mais marcadas e com várias cores ganham a preferência, assim como o cabelo ultra liso e sem volume.

 

Anos 2000 – Naturalidade

As grandes grifes lançam duas coleções por ano sugerindo novas tendências de cortes, cores e texturas. Paris, Londres, Milão, Tókio e Nova York são os principais exportadores da moda. A naturalidade na cor ganha muitas adeptas, a ondulação natural dos cabelos é super valorizada e surgem novos produtos que ajudam a manter esse ar descompromisso. Percebe-se uma busca pelo natural, por aquilo que é belo, mas sem fantasias. A moda reflete a sociedade, que sente a necessidade em retirar as máscaras e transmitir um rosto mais sincero. Essa prospecção é encontrada por todo o mundo e cada vez mais as mulheres querem valorizar o que já tem naturalmente belo.

Nessas últimas fotos coloca minhas aspirações, meus ideais de beleza e minhas inspirações.

array(36) { ["SERVER_SOFTWARE"]=> string(6) "Apache" ["REQUEST_URI"]=> string(26) "/a-evolucao-dos-penteados/" ["CONTEXT_DOCUMENT_ROOT"]=> string(47) "/home/riobe426/public_html/exallabelleza.com.br" ["CONTEXT_PREFIX"]=> string(0) "" ["DOCUMENT_ROOT"]=> string(47) "/home/riobe426/public_html/exallabelleza.com.br" ["GATEWAY_INTERFACE"]=> string(7) "CGI/1.1" ["HTTP_ACCEPT"]=> string(63) "text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,*/*;q=0.8" ["HTTP_HOST"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["HTTP_USER_AGENT"]=> string(39) "CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)" ["HTTP_X_FORWARDED_HOST"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["HTTP_X_FORWARDED_PORT"]=> string(2) "80" ["HTTP_X_FORWARDED_PROTO"]=> string(4) "http" ["HTTP_X_FORWARDED_SERVER"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["HTTP_X_REAL_IP"]=> string(13) "54.198.113.51" ["PATH"]=> string(13) "/bin:/usr/bin" ["QUERY_STRING"]=> string(0) "" ["REDIRECT_STATUS"]=> string(3) "200" ["REDIRECT_UNIQUE_ID"]=> string(24) "WZYILbXXhEkAABVIpFYAAAAW" ["REDIRECT_URL"]=> string(26) "/a-evolucao-dos-penteados/" ["REMOTE_ADDR"]=> string(13) "54.198.113.51" ["REMOTE_PORT"]=> string(5) "33360" ["REQUEST_METHOD"]=> string(3) "GET" ["REQUEST_SCHEME"]=> string(4) "http" ["SCRIPT_FILENAME"]=> string(57) "/home/riobe426/public_html/exallabelleza.com.br/index.php" ["SCRIPT_NAME"]=> string(10) "/index.php" ["SERVER_ADDR"]=> string(14) "181.215.132.73" ["SERVER_ADMIN"]=> string(41) "webmaster@exallabelleza2.riobeleza.com.br" ["SERVER_NAME"]=> string(24) "www.exallabelleza.com.br" ["SERVER_PORT"]=> string(2) "80" ["SERVER_PROTOCOL"]=> string(8) "HTTP/1.1" ["SERVER_SIGNATURE"]=> string(0) "" ["TZ"]=> string(9) "Etc/GMT+3" ["UNIQUE_ID"]=> string(24) "WZYILbXXhEkAABVIpFYAAAAW" ["PHP_SELF"]=> string(10) "/index.php" ["REQUEST_TIME_FLOAT"]=> string(15) "1503004717.8667" ["REQUEST_TIME"]=> string(10) "1503004717" }